terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Fala sério!!!




Há alguns dias venho me perguntando algo, inclusive cheguei a comentar com uma amiga: “Será que nós brasileiros, somos os únicos no mundo que estudam história e geografia?
Me lembro que na época da escola eu adorava as aulas de geografia e detestava as de história, na verdade a única coisa em história que realmente me interessava era o estudo das civilizações da antiga Grécia e sua mitologia, todo o resto funcionava como um grande sonífero pra mim. Já as aulas de geografia me interessavam muito, sem dizer que a professora era uma figura, toda vez que a encontrávamos pelos corredores da escola ela estava a cantarolar um trecho de algum hino. Me lembro de caprichar na confecção das dezenas de mapas que fazíamos periodicamente e sempre tirava boas notas, já em história... bem, melhor pular essa parte. A questão é: se nós brasileiros, cidadãos cuja pátria só há pouco tempo passou a ser notada pelo restante do mundo e considerada como “emergente”, estudamos a história e a geografia de diversos países no mundo e nem que seja de uma maneira geral, conseguimos ter uma visão panorâmica do mapa-mundi, sabendo pelo menos discernir quem pertence a qual continente, porque ainda existe gente nesse mundo tão globalizado, cidadãos do dito mundo civilizado, desenvolvido ou como se dizia até pouco tempo atrás, “primeiro mundo”, achando que a maldita capital do Brasil é Buenos Aires?!?!?!
A verdade é que o nosso país não é muito conhecido no que vai além de futebol e carnaval e sinceramente, não há nada de errado nisso, é normal que a gente acabe sabendo somente aquilo o que chama mais a atenção no que diz respeito a um país. Todo mundo sabe que a Itália é o país das massas, que a França é a terra da Torre Eiffel, que o Japão é a terra do sushi e do sashimi, mas poucas pessoas realmente conhecem a cultura desses países, suas particularidades, dessa mesma forma, nós brasileiros somos o povo da terra do futebol e das belas mulatas... entretanto, existe algo de longe muito pior do que o anonimato e se chama “idéia equivocada”. Criou-se por aí uma idéia muito estranha de como seria o Brasil. Quem lembra da Copa de 94?? ... o ano do tetra! Exatamente no mês dos jogos eu estava na Inglaterra e o Brasil estava na boca de todos. Na cidade onde eu estava estudando as ruas foram enfeitadas com as bandeiras dos países europeus que estavam na disputa e me lembro de que os outros estudantes sempre me pediam pra mostrar qual entre aquelas, seria a nossa bandeira, mais que isso, um dia um vizinho inglês me aparece com um mapa da Europa pra que eu pudesse mostrar a ele onde ficava o Brasil:
“Mas o Brasil não fica na Europa!!!”
“Não?!?! ...onde fica então??”
“Na América do Sul, oras!”
“América do Sul? Onde é isso??”
...pois é, lamentável. Eu nunca fui à Eslovênia, mas pelo menos sei onde fica, mas voltando ao assunto...
Conheci várias pessoas que achavam que o nosso idioma seria o espanhol e com isso não fica muito difícil entender o porque alguns achavam ser Buenos Aires a nossa capital. Mas isso ainda não é o mais estapafúrdio. Nesse mesmo período, um dia a minha “host mother” veio me perguntar algumas coisas, do tipo como era a cidade onde eu morava, como eram as comidas, as pessoas, enfim, eu tinha levado alguns cartões postais de São Paulo, naquela época nós não tínhamos a facilidade da internet para tais explicações e antes que eu os encontrasse para mostrar ela me pergunta: “Mas no Brasil existem prédios?”
“Claro!!”
“Mas prédios altos, como em Londres?”
Quando mostrei os postais de São Paulo, a mulher ficou literalmente “passada”, em uma outra oportunidade ela comentou que achava que o Brasil fosse diferente, digamos, não tão urbano. A verdade é que existem muitas pessoas que acham que o nosso país é uma grande floresta, que não temos carros, ônibus, metrô ou mesmo trem, nosso meio de transporte oficial é a jangada, a canoinha de índio. Outra coisa importante, a imagem da mulher brasileira por aí também não é uma das melhores. O ser humano de uma maneira geral adora julgar e generalizar as coisas, então, se mora na favela é bandido, se é árabe é pão duro, se é latino é feio e ignorante e se é mulher e brasileira, aí pode ter certeza de que é puta! Tudo bem que onde há fumaça há fogo, os esteriótipos sempre surgem a partir de algo verídico, mas aí entra a questão da generalização. Sabemos que o nosso país é um grande “exportador” de mulheres que vão para a Europa principalmente para trabalhar em boates, casas de prostituição e isso já foi o suficiente para a maldita associação: se é brasileira... uma das primeiras coisas que me alertaram foi que quando pegasse um táxi a noite, principalmente se estivesse voltando da balada, se o taxista percebesse que eu era estrangeira e perguntasse de onde eu era, que não respondesse que era brasileira, porque ele poderia interpretar mal e já havia acontecido casos do taxista tentar alguma coisa pensando que a menina fosse prostituta. Sendo assim, no começo me passei por várias coisas, quando o taxista me perguntava eu lançava um: “Ah, o que você acha?” e o que ele lançasse era o que ia. No mais, depois de algum tempo ninguém percebe que você é estrangeiro e as saias justas acabam diminuindo. Isso, é claro, se tratando de Europa, aqui no Japão a coisa é diferente, principalmente no meu caso que não tenho ascendência alguma, não tem como não ser notada, não tem como se passar por japonesa! E claro que aqui não seria diferente do resto do mundo.
O japonês tem uma boa fé nas pessoas como eu nunca vi em nenhum outro lugar do mundo. As lojas colocam suas banquinhas de oferta na calçada, o Mc Donald´s deixa aqueles brindes que acompanham os lanches infantis, em cestinhas, do lado de fora do balcão para que as próprias crianças possam ir lá e escolher..., as pessoas “estacionam” as suas bicicletas e deixam as bolsas e compras nas cestinhas, sem a menor preocupação, eu mesma adotei esse hábito. O problema é que os brasileiros (não vou citar outros grupos de estrangeiros, porque no que diz respeito a crimes, nós brasileiros lideramos o ranking) se aproveitam “dessa facilidade” e roubam sem pensar duas vezes, resultado: mais uma vez vem a generalização – se é brasileiro, é ladrão. Minha sogra conta que há anos atrás quando ela veio pra cá, quando entrava um brasileiro em um supermercado eles anunciavam no alto falante para que as pessoas dentro da loja tomassem cuidado porque ali tinha acabado de entrar um brasileiro, com certeza uma situação constrangedora ao extremo. Hoje em dia desconheço se ainda existe algum lugar que faça esse tipo de coisa, o número de estrangeiros no país aumentou bastante, mas mesmo assim ainda não somos tratados como cidadãos normais, existem, por exemplo, imobiliárias que não alugam imóveis para estrangeiros, e nesses tempos de crise não importa se o funcionário estrangeiro tem 10 anos de fábrica e trabalha muito melhor do que o japonês que está ali há pouco tempo, na hora dos cortes, os primeiros a perder o emprego são os brasileiros, por isso tem acontecido tantas passeatas organizadas por brasileiros em várias regiões aqui do Japão; a luta em questão é por direitos iguais, afinal, trabalhamos, pagamos nossas contas, nossos impostos, como qualquer cidadão japonês, contribuímos para essa economia trabalhando em serviços que os japoneses não querem trabalhar, pode estar certo de que onde há um serviço pesado, sujo ou insalubre, há um estrangeiro, há um brasileiro, então o porque da diferença?
Mas o assunto nem era esse e pra variar eu já perdi o foco hauhauahua ...voltando à floresta...
Vamos voltar ao post do jantar, eu falei que esse jantar ainda ia render... hauhauhaua
No dia do famigerado jantar, a minha professora comentou que teve um aluno brasileiro que morava em Manaus. Ele contou a ela que lá é muito quente e que por isso eles não usavam nem, bermuda nem camiseta, que para se cobrir só usavam duas folhas, uma na frente e outra atrás e que como lá não havia carros ou coisa do tipo, que todos se locomoviam usando pequenos barcos. Ela me contou que ficou chocada e pensando como seria estranho andar num lugar onde as pessoas só usavam folhas para se cobrir. Ele só desmentiu essa história algum tempo depois. E as absurdas idéias equivocadas não pararam por aí. A “japonesinha” (lembram dela?) logo na entrada do restaurante me lança essa: “Porque no Brasil todos os homens fumam?”
O que me irrita nesse tipo de situação é a segurança, a certeza da razão, a propriedade como certas pessoas colocam fatos que elas mesmas desconhecem. E continuou, agora se dirigindo à minha professora: “No Brasil todo homem fuma, mas as mulheres não, no Brasil as mulheres não fumam!”
“De onde você tirou isso? Nem todos os homens fumam, e é claro que existem mulheres fumantes no Brasil, como em qualquer outro lugar do mundo!”
“Ahhh não, não tem não! No Brasil não tem mulher que fuma, eu não vi nenhuma!”
... Agora pensa comigo, que tipo de afirmação é essa? Definitivamente eu não tenho paciência pra esse tipo de discussão, mas enfim:
“Eu sou ex-fumante” ... e logo tratei de mudar de assunto porque já estava começando a ficar irritada.
Segunda bomba da noite:
Não sei de onde surgiu o assunto, mas aí lá vem a japonesinha com essa:
“... no Brasil não tem táxi! É impressionante, você procura, procura, mas não tem nenhum táxi por lá!”
Nesse momento a minha professora vira-se pra mim a procura da confirmação de tal informação, acho que causaria estranheza a qualquer pessoa ouvir que em um país não existe um táxi sequer...
“Me diz uma coisa, em que cidade você morou no período em que esteve no Brasil?”
Ela me respondeu, mas eu não me lembro o nome da cidade, mas se trata do interior do interior, aí deu-se a minha chance:
“Também, olha onde você morou! Você sai daqui, vai até o Brasil, ao invés de sair pra conhecer São Paulo, o Rio de Janeiro, as praias do nordeste, você se enfia num fim de mundo qualquer e ainda quer encontrar táxi por lá?” hauhauahuahua ... como diz uma amiga, eu sou sádica! Hauhauhauahua Mas diga se você também não se irritaria numa situação dessa? Não, mas também não pense coisas, eu falei isso com sutileza, aquele leve sorriso no rosto e ainda disse que quando eu voltar pro Brasil, faço questão que ela vá passar umas férias lá que eu a levarei pra conhecer uns lugares...
Claro que noite a fora houveram tantas outras pérolas do gênero e eu tentei explicar que é muito difícil traçar um perfil comportamental do brasileiro, porque o nosso país é extremamente multicultural, cada região do país tem as suas particularidades, suas crenças, seu jeito de falar, de vestir, sua comida, seu tempero, seu clima, como se fossem vários países dentro de um só, não sei se ela entendeu, da mesma forma que eu não entendo muita coisa que vejo por aqui, mas é por isso que interagir é tão importante, certo?






0 comentários: